Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Erithalis insularis (Ridl.) Zappi & T.S.Nunes CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 11-05-2012

Criterio: A2c;B2ab(i,ii,iii)

Avaliador:

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Espécie conhecida apenas por coleções típicas de 1887, na Ilha de Fernando de Noronha, não tendosido mais coletada. Suspeita-se que a espécie tenha chegado à ilha fortuitamente, e não tenha conseguido estabelecer uma população viável, já que desde sua descrição original é mencionado que haviam poucos indivíduos. Foi considerada "Criticamente em perigo" (CR), possivelmente extinta.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Chiococca insularis (Ridley) C.M.Taylor & M.R.Barbosa;

Família: Rubiaceae

Sinônimos:

  • > Erithalis insularis ;
  • > Palicourea insularis ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Descrita em J. Linn. Soc., Bot. 27:41 (1890). Erithalis insularis difere-se de todos as outras espécies do gênero por ser pouco ramificada, possuir inflorescência com poucas flores e escondidas pelas folhas ao redor. As folhas são distribuídas ao longo dos ramos novos, enquanto a maioria das Erithalis tendem a ter folhas agrupadas distalmente sobre os ramos, assemelhando-se a espécies de Terminalia (Combretaceae) (Zappi; Nunes, 2000).

Distribuição

Espécie endêmica de Pernambuco, ocorre na Ilha de Fernando de Noronha (Zappi, 2012).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Incidência local
Severidade high
Detalhes Desde a invasão francesa em 1737, a Ilha de Fernando de Noronha sofre uma constante ocupação. Com a instalação de um presídio no local, a floresta nativa que cobria grande parte do arquipélago, foi devastada no século XIX com o intuito de prevenir a fuga e esconderijo dos prisioneiros (Alves; Castro, 2006).

1.5 Invasive alien species (directly impacting habitat)
Incidência local
Severidade high
Detalhes Há grave problema da introdução de diversas espécies exóticas no arquipélago de Fernando de Noronha, como a linhaça, que compete por recursos com a flora nativa, de menor poder competitivo (Alves; Castro, 2006).

Ações de conservação

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: Espécie ocorre em unidade de conservação: Parque Nacional de Fernando de Noronha (CNCFlora, 2011).

1.2.1.2 National level
Observações: Aespécie consta no Anexo I da Instrução Normativa nº 6, de 23 de Setembro de2008 (MMA, 2008) sendo considerada oficialmente ameaçada de extinção. Foiconsiderada "Criticamente em perigo" (CR)(Biodiversitas, 2005).

Referências

- ZAPPI, D.; NUNES, T.S. Notes on the Rubiaceae of Northeastern Brazil. I. Erithalis, Psychotria and Rudgea., Kew Bulletin, v.55, p.655-668, 2000.

- ALVES, R.J.V., CASTRO, J.W.A. Ilhas Oceânicas Brasileiras da Pesquisa ao Manejo. MMA, 2006.

- Banco de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.

- ZAPPI, D.; BARBOSA, M.R.V.; CALIÓ, M.F. ET AL.IN STEHMANN, J.R.; FORZZA, R.C.; SALINO, A. ET AL. Rubiaceae. 2009. 449-461 p.

- ZAPPI, D. Erithalis insularis in Erithalis (Rubiaceae) in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB013940>.

- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.

Como citar

CNCFlora. Erithalis insularis in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Erithalis insularis>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 11/05/2012 - 21:03:15